ÁREAS DE ATUAÇÃO

Governo de Minas Gerais inaugura primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa no estado

11 de agosto de 2017

Projeto P7 Criativo vai integrar negócios da indústria criativa de Minas Gerais em um ambiente único de cooperação e fomento, sediado em Belo Horizonte; Iniciativa do Governo estadual, por meio da Codemig e em parceria com Fiemg e Sebrae, integra principais instituições e projetos de incentivo ao setor

Os empreendedores mineiros terão um novo espaço de trabalho e desenvolvimento de projetos a partir da próxima quarta-feira, 16/8, às 9h. Uma cerimônia com a presença de autoridades e empreendedores do estado dará o pontapé inicial às atividades do P7 Criativo, na Av. Afonso Pena, nº 4.000, 5º andar. O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).

A inauguração marca a criação da primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais e integra um projeto estruturador, que promoverá a restauração dos 25 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7, na segunda fase do projeto, até o fim de 2018. Com investimento de R$1 milhão, a sede atual do P7 Criativo oferecerá estrutura de coworking, com 150 estações de trabalho, salas de reunião, auditório e laboratórios.

Na inauguração, estarão presentes o presidente da Associação P7 Criativo, Paulo Brant, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o secretário de Estado da Sedectes, Miguel Corrêa, o presidente da FJP, Roberto do Nascimento Rodrigues, o presidente da Fiemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Olavo Machado, além do presidente do BNDES, Paulo Rabello.

Na sede do P7 Criativo, profissionais e organizações terão a oportunidade de locar espaços para se beneficiarem de um ambiente de colaboração e empreendedorismo, onde serão realizados eventos, atividades de interação e fomento à realização de parcerias. Além disso, compartilharão o espaço com os representantes de cada uma das instituições mantenedoras, desfrutando dos serviços de apoio, consultoria, aceleração e formação de negócios ligados às tecnologias digitais e à indústria criativa que essas instituições oferecem.

De acordo com o presidente da Associação P7 Criativo, a proposta é convergir em um único espaço físico todas as iniciativas promovidas pelas entidades ligadas à indústria criativa, sendo mais objetivos e assertivos no suporte aos empreendedores. Paulo Brant explica que eles terão à disposição um ambiente propício à conexão com toda a cartela de produtos para qualificar seus negócios. Para ele, trata-se de uma política pública sediada em Belo Horizonte, mas que deve reverberar e atender o estado inteiro.

Associação P7 Criativo

Fundada com o objetivo de gerir as atividades do projeto, a Associação P7 Criativo vai atuar como uma agência de desenvolvimento dos talentos criativos, promovendo novas oportunidades para a indústria e a economia mineira. O projeto é mais uma iniciativa do Governo do Estado dentro de uma série de investimentos inéditos na indústria criativa. Por meio da Codemig, estão sendo fomentadas diversas ações do setor, que envolve toda a cadeia de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual como insumo primário.

A eleição da indústria criativa como prioridade governamental é um marco nas políticas públicas, já que fortalece um segmento que exige, relativamente, menos investimentos do que os outros negócios, é sustentável e representa, nos dias de hoje, um grande diferencial de atuação nos mercados de todo o mundo. Uma área que reúne os benefícios financeiros, de diversificação da economia e desenvolvimento tecnológico, com a atuação social, de valorização dos talentos locais.

Obras de restauração do Edifício Bemge

Projetado por Oscar Niemeyer, em 1953, o Edifício Bemge, conhecido prédio de Oscar Niemeyer, foi tombado pelo patrimônio histórico e marca o início da arquitetura moderna em arranha-céus na capital mineira. Com 27 andares e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, o local será completamente restaurado para receber escritórios, salas compartilhadas, auditório, centro de pós-produção audiovisual, centro de desenvolvimento de software, restaurante e café, além da primeira biblioteca pública virtual do estado e o Espaço Memorial Praça 7.

O investimento para a revitalização do espaço está estimada em R$ 57 milhões. A obra irá recuperar as características e formas originais do prédio, reiterando seu valor cultural e simbólico. Trata-se de uma iniciativa de revitalização do hipercentro de Belo Horizonte que resgata a ideia, concebida no planejamento da capital, de tornar a Praça Sete o centro financeiro e de negócios da cidade.

Como fazer parte do P7 Criativo

Entre os dias 16 e 18 de agosto, será oferecida uma programação diversificada e gratuita para empreendedores, startups, empresas de todos os portes, investidores, associações, coletivos, artistas, grupos culturais e investidores interessados em conhecer o projeto. Para se associar ao projeto, os empreendedores devem preencher um formulário disponível no site do P7 Criativo que será avaliado pelas instituições mantenedoras. Outras informações estão disponíveis no site www.p7criativo.com.br.

 

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES – P7 CRIATIVO

 

DIA 16 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

9h30 às 10h – Café de boas-vindas (Espaço interação P7)

10h às 10h30 – Abertura oficial do P7 Criativo com a presença do Presidente do BNDES, Sr. Paulo Rabello (Espaço interação P7)

10h30 às 11h – Bate-papo: O que estamos fazendo para transformar MG no melhor

ambiente de investimento em inovação na América Latina? Marcos Mandacaru/Fiemg, Léo

Dias/Sedectes, Fábio Veras/Fiemg LAB e Welington Teixeira/Sindinfor (Auditório P7)

11h às 12h – Revolução Digital nos Negócios. Celso Chapinotte/Gartner (Auditório P7)

9h às 12h – Oficina Arduínio – Laboratório Aberto Senai MG (Sala Maker P7)

Vagas limitadas. Inscrições separadas, pelo link: https://www.sympla.com.br/open-daylab-aberto– -oficina- arduino__175610

14h às 15h – Workshop de Transformação Digital – Victor Lobato Garizo/TOTVS (Auditório P7)

14h30 às 15h30 – Bate Papo: Plano nacional de IoT. João Luiz/SEVA e José Gustavo Gontijo/MCTIC (Espaço Interação P7)

14h às 18h – Oficina Impressão 3D – Laboratório Aberto Senai MG (Sala Maker P7)

Vagas limitadas. Inscrições separadas, pelo link: https://www.sympla.com.br/open-daylab-aberto– -oficina- de-impressao- 3d__175602

18h às 22h – Happy Hour (Espaço interação P7)

 

DIA 17 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA

9h30 às 10h – Café de boas-vindas (Espaço interação P7)

10h às 12h – Sebraetec – Inovação subsidiada para pequenos empreendedores. Anízio Vianna/Sebrae MG (Auditório P7)

14h às 15h – Empreender na Música. Leonardo Moraes/A Autêntica (Auditório P7)

15h às 16h – Plano Estadual e Municipal de Cultura. Ângelo Oswaldo/SEC e Juca Ferreira/FMC (Auditório P7)

16h às 17h – Café da tarde (Espaço interação P7)

 

DIA 18 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

9h30 às 10h – Café de boas-vindas (Espaço interação P7)

10h às 11h – Startups e experimentação: topa cometer erros melhores amanhã? Rafael Silva/Unimed BH (Auditório P7)

11h às 12h – Fiemg LAB e P7 – Juntos por uma Minas mais forte (Auditório P7) –

Vagas limitadas. Inscrições separadas, pelo link: https://www.sympla.com.br/fiemg-lab- e-p7- —juntos-para- uma-minas- mais-forte__174384

14h às 15h – Plano de negócios criativos e culturais: ferramentas de gestão para ideias inovadoras. Erick Krulikowski/iSetor (Auditório P7)

16h às 17h – Café da tarde (Espaço interação P7)

 

SERVIÇO

Inauguração P7 Criativo – 1ª Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais

Dia 16 de agosto – Quarta-feira, às 9h

Local – Av. Afonso Pena, nº 4.000, 5º andar