ÁREAS DE ATUAÇÃO

Mineração

Minas Gerais: o maior estado minerador

A história e as tradições do Estado de Minas Gerais estão fortemente ligadas à atividade mineradora e às suas enormes reservas minerais. Afinal o Estado extrai mais de 160 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e responde por 29% de toda a produção mineral do país, por 53% da produção de minerais metálicos e por cerca de 50% de todo o ouro produzido no Brasil.

Única fonte nacional de produção de zinco, Minas Gerais também é o maior produtor de ferro, ouro, fosfato, grafita, lítio e calcário, além de ser o responsável pela geração de 75% de todo o nióbio do mundo.

Tanta riqueza mineral fez surgir um parque industrial siderúrgico competitivo internacionalmente e que concorre para posicionar o Estado como segundo maior exportador brasileiro.

Oportunidades minerais

A Codemig está sempre realizando investimentos e desenvolvendo importantes projetos no setor de mineração, em busca de oportunidades que viabilizem novos empreendimentos no Estado, em parceria com o setor privado. Junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a Codemig vem intensificando as suas ações de pesquisa, com destaque para a geração de informações geológicas e aerogeofísicas.

O compromisso do Governo de Minas Gerais é ampliar o conhecimento sobre o potencial mineral do Estado e disponibilizar tais informações para as empresas do setor. É descobrindo novas reservas e conhecendo mais sobre elas que o Estado se transforma num terreno fértil para bons investimentos. Todas essas ações visam a transformar riquezas em oportunidades e consolidar cada vez mais a liderança nacional de Minas Gerais no segmento de mineração.

Portal da Geologia

Visite também o Portal da Geologia: www.portaldageologia.com.br

flyer_codemig_mapa2017-comlogo



Voltar