ÁREAS DE ATUAÇÃO

Codemge realiza workshop sobre o desenvolvimento do Parque das Águas de Caxambu

9 de maio de 2018

Evento contou com a participação do poder público e da sociedade civil, recebendo contribuições sobre temas como governança e parcerias

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), promoveu o workshop “Turismo e Negócios: Parque das Águas de Caxambu”. A reunião teve o objetivo de tecer, em conjunto, propostas para a gestão do espaço. Realizada em Belo Horizonte no último dia 4/5, a iniciativa recebeu o prefeito de Caxambu, Diogo Curi, vereadores, representantes do setor hoteleiro, do comércio e do Ministério Público, lideranças de organizações da sociedade civil e representantes da Codemge. O evento contou também com a presença do deputado federal Newton Cardoso Jr.

Foram levantadas contribuições dentro de quatro eixos principais: uso do espaço, governança, sustentabilidade econômica e parcerias. Os participantes comentaram sobre atividades de preservação do local, tanto do ponto de vista ambiental quanto do patrimônio histórico. Também sugeriram uma gestão colaborativa, envolvendo os diversos atores sociais, e a construção contínua, junto à comunidade de Caxambu, de um senso de pertencimento e proximidade com o Parque das Águas.

No curto e médio prazos, os pontos mais mencionados dizem respeito à segurança e à infraestrutura do espaço. Novos momentos de diálogo devem ser realizados, para desdobrar as contribuições e estruturar, de forma participativa, um plano de atividades para orientar as ações de desenvolvimento do Parque das Águas.

O prefeito Diogo Curi ressaltou a importância do Parque para Caxambu. “A cidade se desenvolveu a partir das águas minerais, e são elas que movimentam toda a cadeia do turismo, a atividade mais importante de Caxambu. É fundamental essa aproximação do município com a Codemge, que é gestora desse patrimônio. A partir desse encontro, vamos trabalhar juntos na construção de novas possibilidades e projetos para o Parque das Águas de Caxambu”, afirmou.

Discussão colaborativa

Realizado no auditório do P7 Criativo, o workshop seguiu um formato diferente: o encontro foi conduzido dentro de uma metodologia que tem por objetivo criar um ambiente em que todos se sentem confortáveis para opinar e chegar a soluções verdadeiramente inovadoras e colaborativas. Tiago Belotte, facilitador do processo, explica que temos a tendência de “pegar carona” em pontos que já foram levantados por outros participantes, além de defender nossas opiniões de forma instintiva. “Criamos aqui formas de interação que quebram esses hábitos e permitem alcançar soluções mais abrangentes para os desafios apresentados”, explica Tiago.

Parque das Águas de Caxambu

Com 210 mil m² de área, o Parque das Águas de Caxambu tem 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, com diferentes propriedades. Além da bela paisagem, o Parque conta com um completo balneário hidroterápico, oferecendo banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas e tratamentos estéticos.

Desde o dia 1º de outubro de 2017, a Codemge assumiu o Parque das Águas de Caxambu e vem promovendo diversas ações de preservação, manutenção básica e melhoria imediata no empreendimento, como:
• Pintura geral dos meios fios, passeios e escadas de todo o parque;
• Reforma das quadras de tênis e vôlei e do parque de brinquedos;
• Limpeza diária de todas as fontes e dos sanitários do parque;
• Desobstrução da tubulação de água do gêiser, normalizando o fluxo diário de água;
• Revisão da parte elétrica das fontes, com reparo de tomadas, troca de lâmpadas e elevação do quadro de força da quadra de tênis, mitigando riscos de choques;
• Renovação de sinalização dos portões de acesso;
• Manutenção das calçadas;
• Limpeza geral do gramado e dos jardins;
• Vigilância e segurança contínuas.

A Empresa também manteve a política de acesso ao parque para os cidadãos de Caxambu, quanto a horário de entrada, valores de ingresso e volume de água disponível, por exemplo.

O Parque das Águas recebeu também ações de cunho educativo e turístico, realizadas com o apoio do Governo do Estado, por meio da Codemge. Em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Parque contou com a visita de centenas de crianças e adolescentes, que puderam conhecer melhor o espaço, nos dias 22 e 23/3/18. Entre 26 e 29/3, o Senar Minas realizou em Caxambu o curso “A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros”, pelo qual os 11 participantes visitaram e avaliaram pontos turísticos como o Parque das Águas e o Morro do Cristo.

A Codemge está trabalhando pela revitalização do Circuito das Águas, com o objetivo de resgatar e valorizar a região como um importante destino turístico para todo o Brasil. O Governo de Minas Gerais, por meio da Codemge e em parceria com prefeituras, vem investindo no potencial turístico do Circuito das Águas e na gestão das águas do Sul do estado, que constituem um valioso patrimônio mineiro.

Outras informações estão disponíveis no site:
www.codemig.com.br/atuacao/comunidades/caxambu/.