ÁREAS DE ATUAÇÃO

P7 Criativo promove a maior feira de invenções do mundo na Finit

10 de novembro de 2017

Mini Maker Faire fez parte da programação da Arena Criativa, que contou com 55 expositores e mais de 100 atividades, entre oficinas, palestras e workshops

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realizou, em Belo Horizonte, a segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), a mais inovadora da América Latina. Nesta edição, a grande novidade foi a Arena Criativa, realizada pelo P7 Criativo, primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais, idealizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Sedectes e da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Arena Criativa reuniu pessoas de todas as idades que, por meio da economia criativa, desejam gerar negócios, trocar experiências e formar parcerias. Ao longo de cinco dias de evento, mais de 70 mil pessoas passaram pela Arena, cuja intensa programação incluiu:
– 55 expositores, com projetos ou protótipos relacionados à tecnologia e inovação;
– 58 oficinas, como robótica para crianças, técnicas de soldagem e bonecaria;
– 70 palestras e workshops;
– 18 apresentações culturais, entre elas exposição de maquetes automáticas e cosplay.

Além disso, foram realizadas exposições de robôs, torneio de drones e apresentação de maquinários de fab labs, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser. A Finit ocorreu entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, no Expominas Belo Horizonte.

Mini Maker Faire

No dia 2 de novembro, a Arena Criativa sediou uma versão reduzida da maior feira de invenções do mundo, a Mini Maker Faire, um festival de invenções e criatividade que já foi realizado em 38 países. O evento incentiva o movimento “maker” ou “faça você mesmo” e ofereceu oficinas gratuitas “DIY – Do It Yourself”, entre elas, de eletrônica básica, papercraft e lego, além de laboratórios de programação.

Qualquer pessoa com projetos e protótipos físicos relacionados a novas tecnologias e inovação teve a oportunidade de expor na Mini Maker Faire: crianças, adultos, hobbistas, laboratórios de garagens, equipes acadêmicas e empresas. As Mini Maker Faires são abertas a educadores, clubes de ciência, amadores, artistas, estudantes e entusiastas de tecnologia em geral.

P7 Criativo

O projeto estruturador funcionará como uma agência de desenvolvimento da economia criativa e promoverá a restauração dos 25 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7, na segunda fase do projeto, até o fim de 2018. Na sede do P7 Criativo, profissionais e organizações terão a oportunidade de locar espaços para se beneficiarem de um ambiente de colaboração e empreendedorismo, onde serão realizados eventos, atividades de interação e fomento à realização de parcerias. Além disso, compartilharão o espaço com os representantes de cada uma das instituições mantenedoras, desfrutando dos serviços de apoio, consultoria, aceleração e formação de negócios ligados às tecnologias digitais e à indústria criativa que essas instituições oferecem.

Com investimento de R$1 milhão, a sede atual do P7 Criativo oferece estrutura de coworking, com 150 estações de trabalho, salas de reunião, auditório e laboratórios. Saiba mais no site p7criativo.com.br.