ATIVIDADES EM DESTAQUE

Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, seleciona produtores para o Espaço Mineiraria na Feira Nacional de Artesanato

24 de novembro de 2017

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e no âmbito do Programa +Gastronomia, está selecionando seis produtores mineiros do ramo alimentício, para participar do Espaço Mineiraria, na 28ª Feira Nacional de Artesanato. O evento ocorre no Expominas Belo Horizonte, de 5 a 10 de dezembro de 2017.

Realizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), organização sem fins lucrativos que visa a dar suporte ao micro e pequeno empreendedor, a Feira Nacional do Artesanato começou em 1989 e hoje é considerada a maior da América Latina. Nesta edição, cinco mil expositores de todo o Brasil irão expor suas mercadorias para cerca de 150 mil visitantes. A expectativa de vendas imediatas é de 70 milhões de reais.

O objetivo do fomento estadual e da presença da Mineiraria na feira é dinamizar a cadeia produtiva da gastronomia. A itinerância é parte fundamental do conceito da Mineiraria, projetando as ações do estado e colocando cada vez mais em evidência a gastronomia mineira. Com o estande Mineiraria, empreendedores podem mostrar suas receitas e comercializar seus produtos – doces, biscoitos, laticínios, alimentos, petiscos, cafés, cachaças, cervejas, bebidas artesanais, entre outros.

Todos os participantes deverão oferecer opções de produtos típicos ou com ingredientes característicos de Minas Gerais, fabricados no Estado. Os interessados em participar do Espaço Mineiraria durante a 28ª Feira de Artesanato devem consultar o edital e preencher o formulário eletrônico, disponíveis no site da Codemig, entre os dias 22 e 27 de novembro de 2017.

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Nesse contexto, a Mineiraria e seus estandes e ações são uma vitrine do setor. Nos estandes Espaço Mineiraria, pequenos produtores mineiros participam de grandes eventos estaduais e nacionais, colocando cada vez mais em evidência a gastronomia mineira.