ÁREAS DE ATUAÇÃO

Codemig, Fiemg e Sinduscom assinam protocolo de intenções para fomentar desenvolvimento de cidades mineiras

12 de setembro de 2017

Assinatura ocorreu em Uberlândia durante o Minascon, um dos maiores eventos da cadeia produtiva da construção

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), assinou protocolo de intenções com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon) e o Sistema Fiemg, que congrega a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Serviço Social da Indústria (Sesi MG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MG) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A assinatura ocorreu nesta segunda-feira, 11/9, em Uberlândia, durante o Minascon 2017, um dos maiores eventos da cadeia produtiva da construção. O Protocolo prevê uma série de medidas em prol do desenvolvimento de cidades mineiras.

Entre os projetos, estão: Alvará na Hora, com a criação de serviço de licenciamento de edificações digital, de forma imediata, visando à emissão do alvará de construção para os empreendimentos; proposta de software para o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil; Banco de Terras, serviço de informação gratuito para empresas interessadas em buscar alternativas e/ou negociar terras de resíduo gerado em obras, em desterro ou aterramento, de forma sustentável; Sistema de Agendamento Online de Licenciamento Ambiental no Estado; e Horizonte Urbano Conectado, mediante fomento do desenvolvimento das cidades, de forma sustentável, com participação da população local, como alternativa viável para a reconfiguração do território urbano.

O valor estimado do investimento nas ações previstas é de R$ 1 milhão. A vigência do Protocolo de Intenções vai até 31 de maio de 2018.

Minascon 2017

O Minascon 2017 ocorre de 11 a 13 de setembro, em Uberlândia, com painéis, congressos e seminários. Serão abordados temas diversos, gratuitos e ministrados por profissionais da construção civil. Outras informações estão disponíveis no site do evento: www.minascon.com.br.

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.