ÁREAS DE ATUAÇÃO

Mapeamento Geológico


As Minas que Minas tem

O Mapa Geológico de Minas Gerais concentra as mais completas e precisas informações e cartografia produzidas sobre o Estado. Além de facilitar a pesquisa mineral, o Mapa ajuda a identificar as melhores oportunidades de negócios. Ele possui escala 1:1.000.000, com a mais recente versão em 2013. Além deste, outros seis projetos de mapeamento geológico já estão disponíveis: Norte de Minas, Alto Paranaíba, São Francisco, Quadrilátero Ferrífero, Leste e Espinhaço.

O mapeamento geológico sistemático do território coloca-se como atividade fundamental para a produção de informações que subsidiam a prospecção e a descoberta de novas jazidas minerais, incluindo água subterrânea, petróleo e gás, bem como o monitoramento, o planejamento, a preservação ambiental e estudos de riscos urbanos e de engenharia relacionados à estabilidade dos solos e rochas, entre outras atividades que compõem pilares do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Nesse sentido, o Governo estadual criou, em 1992, por meio da antiga Comig, o Programa de Mapeamento Geológico, que até o presente cobriu cerca de 40% do território mineiro com cartas geológicas na escala 1:100.000, acompanhadas de seus textos explicativos e bancos de dados. Tais projetos são expostos a seguir.

mapeamento_geologico

Mapa Geológico em PDF



Voltar