ÁREAS DE ATUAÇÃO

Indústria Criativa

Constituindo um de seus eixos estratégicos, a Codemig fomenta, com pioneirismo, a Indústria Criativa, uma importante cadeia produtiva de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual como insumo primário. Além de otimizar a utilização dos espaços Expominas e Sala de Concertos Minas Gerais, a Empresa impulsiona diversos segmentos, como audiovisual, moda, design, gastronomia e novas mídias.

As grandes áreas criativas podem ser classificadas em segmentos como: Audiovisual, Editorial, Publicidade, Arquitetura, Design, Moda, Gastronomia, Expressões Culturais, Música, Artes Cênicas, Patrimônio e Artes, Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

O fomento da Codemig à Indústria Criativa vai além da busca pelo desenvolvimento econômico — é uma importante forma de atuação social, valorizando e incentivando os talentos mineiros e sua rica diversidade cultural.

industria_criativa_criacao_producao_distribuicao_consumo


Minas de Todas as Artes: Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa

Em agosto de 2015, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig, estabeleceu um marco nas políticas públicas de cultura, turismo e desenvolvimento socioeconômico, ao anunciar medidas pioneiras que beneficiarão segmentos diversos, como Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização desses setores. O Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa é uma ação inédita capaz de fomentar novos negócios que gerem empregos e riquezas para o Estado.

O Programa será sistemático e dará nova dimensão às ações culturais e de incentivo à economia criativa. A iniciativa se estenderá para além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao valorizar as distintas regiões de Minas Gerais e promover a interiorização do desenvolvimento.

As iniciativas implementadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, e por seus parceiros englobarão toda a cadeia produtiva da Indústria Criativa, tendo como eixos: criação e produção de negócios e projetos criativos; comercialização e empreendedorismo; infraestrutura e mão de obra; distribuição e exibição; e formação de público e consumo.

industria_criativa_segmentos

Centro de Cultura Presidente Itamar Franco e Sala de Concertos

Em fevereiro de 2015, o Governo estadual abriu as portas da Sala de Concertos Minas Gerais, do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte, com o concerto que inaugurou a temporada 2015 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A obra, integralmente custeada pela Codemig, contribui para inserir o Estado no roteiro internacional dos grandes concertos de música erudita.

Sala de Concertos

A Sala de Concertos é o primeiro espaço do Centro de Cultura aberto ao público, sendo projetada com alta tecnologia e capacidade para 1,4 mil espectadores. O ambiente permite que orquestras reconhecidas mundialmente possam se apresentar em Belo Horizonte, proporcionando oportunidade para intercâmbios musicais e experiências sonoras inéditas.

A acústica da Sala é comparável ao nível das melhores salas do mundo. Além de ter estrutura para receber grandes orquestras, o espaço amplia a capacidade de atuação das orquestras do estado, bem como seus programas educativos e sociais que visam à formação de público.

Resultado de esforço travado por profissionais de notória competência, do Brasil e do exterior, a Sala Minas Gerais se equipara aos mais consagrados espaços do mundo que se dedicam à fruição e ao aprendizado da música erudita. O arquiteto José Nepomuceno, responsável pelo projeto do interior da Sala, reuniu uma equipe que se debruçou sobre um modelo físico em escala, modelos computacionais e investigações de salas de referência ao redor do mundo. Essa busca viabilizou a definição da performance sonora idealizada, que, por sua vez, possibilitou a execução do formato arquitetônico para o apuro do som orquestral.

O espaço é dotado de áreas de público e técnicas e salas de ensaios individuais e coletivas, além de infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e demais instalações dotadas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Foram previstos três pavimentos de garagens, resultando em um estacionamento com cerca de 500 vagas, para atender o público em noites de concertos, importante diferencial em relação às casas de espetáculos existentes na cidade.  

industria_criativa_sala_de_concertos4

Centro De Cultura

O Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, além da Sala Minas Gerais, abrigará as sedes da Rede Minas de Televisão e da Rádio Inconfidência, emissoras públicas do Estado. Trata-se de um marco histórico para a trajetória das duas emissoras, que nunca tiveram sede própria.

O prédio está sendo construído com a estrutura totalmente adequada para as atividades de cada uma delas: estúdios com tratamento acústico diferenciado, equipamentos modernos e a mais avançada tecnologia. Além disso, a sede compartilhada facilitará ainda mais a integração entre as emissoras.

Ocupando uma área de 41.258,03 m², o Centro de Cultura está localizado a apenas um quarteirão do cruzamento das avenidas Amazonas e Contorno. O projeto inclui, ainda, um casarão restaurado com serviços de alimentação e uma grande praça pública, que harmoniza o prédio com o seu entorno. A obra, que teve início em 2013, tem a previsão de iniciar suas atividades em 2016.

Localização e Contato

Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, Belo Horizonte

Ônibus: 2104, 2151, 1404, 1502, 1505, 1509, 1510, 4031, SC01A, SC03A e outros

Outras informações: (31) 3207-8867/(31) 3207-8820

industria_criativa_centro_de_cultura_itamar_franco3 



Voltar